ICMS ECOLÓGICO E PROTEÇÃO CIVIL

Diretor do CEPED/UFSC, Professor Irapuã Paulino Leite (C), participa da reunião

Na última quarta-feira, 17, o Deputado Kennedy Nunes protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar, PLC 0035.7/2011, que cria o ICMS Ecológico. Idealizado pelo Professor Joerg Kaulich, o projeto institui o ICMS Ecológico para contemplar os municípios que se destacarem na proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Também na quarta, o deputado se reuniu com equipes do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), da Escola do Legislativo e da Secretaria de Defesa Civil para elaborar um seminário para fontes e profissionais de veículos de comunicação, com o objetivo de otimizar a comunicação entre agentes da Defesa Civil, bombeiros, assessores de prefeituras e a imprensa, implantando a Cultura de Riscos em contraposição à Cultura de Desastres. “A ideia é colocar a mídia a favor da prevenção em casos de desastres. Hoje, vemos a imprensa informando quando há uma enchente ou um desmoronamento, mas é preciso orientar, informar sobre os riscos para evitar desastres maiores. A imprensa tem papel fundamental nesse processo”, diz Kennedy.

Uma oficina ministrada pela Doutora em Saúde Pública e diretora da Revista Com Ciência Ambiental, Cilene Victor, serviu de base para esse novo projeto. A mesma equipe do CEPED/UFSC que desenvolveu a oficina, trabalha agora no seminário que deve acontecer a partir de outubro em todas as regiões de Santa Catarina.

Your Turn To Talk

O seu endereço de email não será publicado