MANUAL PARA CATÁSTROFES FICA PRONTO EM JUNHO

Kennedy (E) acompanha Deputados Federais em Ilhota/SC

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados enviada a Santa Catarina para estudar e mapear as catástrofes climáticas participou segunda e terça-feira (25 e 26 de abril) de encontros na Assembleia Legislativa e na Universidade Federal de Santa Catarina. A comitiva também foi à Ilhota ver as consequências da enchente de 2008 e as ações para reconstruir a parte da cidade afetada.

O Deputado Estadual Kennedy Nunes (PP/SC), que acompanhou de perto o drama de Ilhota, e hoje preside a Comissão de Defesa Civil da Alesc, participou do encontro e discutiu sobre as dificuldades e os caminhos encontrados. “Acredito que estamos no caminho certo. Se o desastre no Rio serviu para o Governo Federal abrir os olhos para isso, que aproveitemos a ocasião”, comentou o deputado.

O prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, comentou sobre as dificuldades enfrentadas após as cheias de 2009 e lamentou a demora do envio de verba para o município se reerguer. Após a visita ao prefeito, a comitiva seguiu para o bairro Ilhotinha onde um conjunto de 68 casas foi construído pelo governo da Arábia Saudita, todas feitas de concreto e PVC.

No Morro do Baú conheceram o local mais atingido pelas chuvas, onde um deslizamento de mais de 300 metros criou uma barreira natural para o rio local e destruiu as casas, causando dezenas de mortes. Para a Deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), presidente da Comissão, a experiência de Santa Catarina ajudará a elaborar novas leis e ações que possibilitem, a longo prazo, reagir melhor às catástrofes no Brasil. “É um fato novo no Brasil inteiro. O Brasil está acordando para essa necessidade”, disse.

O relator Glauber Rocha (PSB-RJ) citou a importância do trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina e informou que até junho deste ano, a primeira versão de um manual para catástrofes estará pronta, com orientações para a população, os governantes e a Defesa Civil.

Your Turn To Talk

O seu endereço de email não será publicado