KENNEDY DISCUTE INVESTIMENTO, PRODUÇÃO E INTERCÂMBIO NA CHINA

China

Deputado Kennedy está em Beijing desde sexta-feira, 11.

Depois de quase 24 horas de voo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), e os deputados Jailson Lima  (PT) e Kennedy Nunes (PP) chegaram a Beijing, na China, onde foram recepcionados pelo secretário de energia da província de Henan, Ren Wen Jie. No encontro, o anúncio da intenção chinesa de fazer investimentos em Santa Catarina para a produção de energia limpa – solar, eólica e biomassa, através de dejetos de suínos.

“Todas as empresas da China são públicas, tem a participação do governo. Por isso o papel dos parlamentares aqui é, também, intermediar as relações e investimentos comerciais. Assim, o objetivo da nossa viagem é facilitar este canal de comunicação com Santa Catarina”, comenta o deputado Kennedy Nunes.

Ao final, Ren Wen Jie anunciou que no dia 04 de abril uma comitiva deverá desembarcar em Santa Catarina para inciar a avaliação técnica sobre a produção energética.

Investimentos em Santa Catarina

Em 1998 a China importou cerca de 187 mil toneladas de soja, e a previsão para 2011 é de chegar a 57 milhões de toneladas. “Santa Catarina é um grande estado produtor, mas que ficou muito tempo com os olhos voltados para a Europa. Está na hora de focar na China e todo o seu potencial”, avalia o deputado Gelson Merisio.

Só a província de Henan tem mais de 100 milhões de habitantes – mais da metade da população do Brasil – e consome cerca de 8 mil toneladas de soja por dia, já que o grão é a base da alimentação das pessoas e dos animais.

Para falar sobre os investimentos no Porto de São Francisco, visanto a ampliação da exportação de grãos para a China, os deputados foram recebidos para um jantar na sede do governo, acompnhados pelo governador de Langfang, Rao Gui Hua, o secretário geral do partido e empresários da Hopefull Investiment & Holding.

No Porto o objetivo é implantar dois novos cais. Mas os investimentos devem ir além. O anúncio sobre a abertura de linhas de financiamento diretamente para os produtores surpreendeu os deputados. “Querem estimular a produção com ainda mais qualidade e garantir o abastecimento da China, que tem um crescimento populacional expressivo. Esta foi uma boa notícia para nossos produtores”, comenta Merisio.

Intercâmbio cultural

Outro assunto na pauta da reunião com o governador, foi o intercâmbio de alunos chineses e catarinenses, através da Universidade de Beijing e a UFSC. “Eles dizem que ‘o povo de Santa Catarina se dá muito com o povo da China’. Entedem que existe afinidade e por isso querem criar uma aproximação cultural”, explica Kennedy.

Your Turn To Talk

O seu endereço de email não será publicado