SANTA CATARINA OLHA PARA FRENTE

Credito Felipe Canuto 01

Esta é a ação que o Deputado Kennedy ajudou a promover quando decidiu convidar a comitiva de chineses da Associação das Cidades Irmãs da China (CIFCC), para uma visita ao nosso Estado.

A visita dessa comitiva é fruto de uma missão internacional realizada em novembro de 2016, onde Kennedy teve a oportunidade de apresentar as potencialidades de Santa Catarina para o mundo e a possibilidade de firmar acordos econômicos e de desenvolvimento.

Credito Felipe Canuto 02

O encontro foi durante os dias 5 e 6 de junho. A primeira visita dos chineses, do dia 5, aconteceu na na sede da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em Florianópolis, vários municípios, associações de municípios e empresários conversaram e trocaram contatos com a comitiva da China, com o objetivo de estudar investimentos. Os chineses se mostraram muito favoráveis aos acordos e elogiaram nossas potencialidades. Na sequencia da agenda, o parlamentar levou a comitiva para almoçar no Mercado Municipal de Florianópolis e conhecer um pouco da gastronomia e da cultura local.

WhatsApp Image 2017-06-05 at 13.16.13

A segunda visita aconteceu na Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, onde puderam conhecer dados e índices de desenvolvimento de Santa Catarina, também trocaram experiências com a Investe SC (Agência de Atração de Investimentos) cujo objetivo é atrair e facilitar investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.

A agenda foi extensa e a comitiva seguiu visitando o Sapiens Parque para conhecer o trabalho de inovação e desenvolvimento tecnológico que eles promovem. Também foram à ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, onde tiveram um panorama do desenvolvimento do setor de tecnologia do Estado de Santa Catarina.

No dia 6 de junho, os Chineses foram recebidos pelo Vice-Governador, Eduardo Pinho Moreira, como forma de aproximação maior com o Governo do nosso Estado. Na sequencia a comitiva conheceu na Assembleia Legislativa (ALESC), e foram recepcionados com um tradicional almoço catarinense.

O Deputado Kennedy afirmou: “Esta é a primeira vez que a Assembleia Legislativa toma a liderança neste processo de promover intercâmbios internacionais, que sempre foi capitaneado pelo Poder Executivo ou por federações empresarias. Mas sabemos que a Associação das Cidades-Irmãs da China prefere falar diretamente com os municípios, o que demonstra a importância de uma reunião como essa”.  O Secretário Geral da CIFCC disse que a China começa a voltar seus investimentos para países em desenvolvimento, como o Brasil, que até o momento foram fechados 77 acordos de irmandades com a cidades brasileiras, dentre elas, seis são de Santa Catarina e afirmou que tem grandes interesses em aproximar a China com os representantes locais e a certeza de gerar bons frutos para ambos os lados.

Credito Felipe Canuto 03