Cidades Conurbadas – MERCOSUL

2015-10-08 16.35.39

Nos dias 24 e 25 de setembro, o deputado Kennedy Nunes participou do 1º Seminário de Cidades Conunbardas de Fronteiras do Mercosul. O Seminário foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, fronteira com a cidade de Rivera, no Uruguai, com o apoio da UPM-Bloco Brasileiro – União dos Parlamentares Sul-Americanos e do MERCOSUL.

O evento proporcionou discussões sobre os problemas de fronteiras, aspectos do cotidiano das cidades conurbadas, temas como saúde, cidadania, trânsito e até condutas foram debatidos  por parlamentares dos países do Mercosul.  Como organizadora do evento, a Câmara de Vereadores convidou representantes de Rivera, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Polícia Militar e o deputado Kennedy Nunes, que é presidente do Bloco Brasileiro da UPM (União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul).

O debate foi pautado nos problemas vividos pelas cidades fronteiriças, e a luta de Kennedy Nunes sempre foi melhorar a vida das pessoas, principalmente dos catarinenses, que vivem em Dionísio Cerqueira que faz divisa seca com a Argentina (Bernardo Yrigoyen) e o Paraná (Barracão).

Sobre o evento, disse Kennedy Nunes: “Aqui neste seminário está sendo uma oportunidade de aprendizado – e espero – de avanços, principalmente com relação a otimizar as oportunidades que a condição de cidades fronteiras oferece.”

2015-10-08 16.35.07

Um exemplo dos problemas é o uso da maconha. Como do lado do Uruguai a maconha é liberada e no Brasil não é, a pessoa atravessa a rua e vai ser presa por tráfico internacional de drogas. Kennedy Nunes foi até ao marco que faz a divisa entre as duas cidades.

O resultado do Seminário foi uma carta denominada “Carta de Livramento”, que relatou todos os assuntos tratados para facilitar a vida no dia a dia dos moradores.

Essa carta será encaminhada aos governos federais com destaque à preocupação com resíduos sólidos, que estão contribuindo para a propagação da dengue.

 

Assista o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=yF4kU0l5kUM