EM EVENTO MUNDIAL, KENNEDY FALA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

O deputado Kennedy Nunes (PSD-SC) palestrou na manhã desta terça-feira (01out13) no RWM Brasil, maior evento do mundo dedicado exclusivamente à Gestão de Resíduos Sólidos, que está sendo realizado pela primeira vez na América do Sul. As outras 43 edições foram na Europa.

O público presente no auditório do Transamérica Expocenter, no bairro Santo Amaro, em São Paulo, foi formado por prefeitos, empresários do setor, secretários de meio ambiente e representantes de associações, como a Associação Brasileira de Catadores de Lixo.

Kennedy foi o quinto convidado a palestrar, depois de nomes como José Sarney Filho (Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista), Nilo Sérgio de Melo Diniz (Diretor do Departamento de Educação Ambiental) e do Ministro Richard Benyon (Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais – DEFRA, Reino Unido). Com foco na legislação, Kennedy falou por 25 minutos, apresentando dados extraídos de suas visitas aos Estados Unidos e Escandinávia e pontuando alguns dos ítens apresentados por ele em emenda ao Código Estadual do Meio Ambiente.

Entre as alterações encaminhadas pelo deputado catarinense está a que confere aos municípios poder para contratar os serviços de iniciativa privada quando não houver associações de catadores de lixo. “O Brasil tem tratado essa questão com foco no social, mas é preciso olhar também para a questão mercadológica. A gestão adequada dos resíduos sólidos pode gerar uma economia importante para os municípios”, comentou.

Se a princípio, o público “torceu o nariz”, como relatou Kennedy, depois de sua explanação, entendeu a importância de gerir os resíduos com olhar econômico. Cumprimentado por apresentar soluções para o caso, o deputado recebeu prefeitos e empresários interessados no conteúdo da palestra e nas ideias expostas. “Onde a cultura não alcança, a lei tem que obrigar. Esse é o caminho. Não dá pra esperar a conscientização acontecer, é preciso agir agora, nesse momento. O planeta pede isso”, comentou Kennedy.

Além das palestras, o RWM Brasil contou com expositores internacionais em áreas como a de máquinas de triagem e trituradoras, instalações mecânicas móveis, máquinas de limpeza urbana, fornecedores de software, fabricantes de lixeiras, fabricantes de veículos, entre outras.

Sobre a palestra de Kennedy

- Tema

A atuação do poder público de Santa Catarina na implantação de políticas de atendimento ao tratamento de resíduos sólidos pelo setor privado.

- Tópicos

1) O estudo das demandas internacionais e nacionais

- Case Escócia e Califórnia
- Volume, tipo e formas de tratamento de resíduos sólidos

2) Acumulação esperada de lixos – previsão por região e tipo

3) Ações empregadas atualmente

4) Cooperativas de catadores

5) Pontos problemáticos da cooperativas e das entidades privadas

6) Açoes  emergenciais

7) Implicação política das ações

8) Inclusão de artigos no Código Estadual de Meio Ambiente

9) Tratativas para implantação de empresas no estado de Santa Catarina.

Kennedy compartilha experiência que teve em países como Estados Unidos, Finlândia e Escócia.

Kennedy compartilha experiência que teve em países como Estados Unidos, Finlândia e Escócia.